
Entrevista realizada por Heródoto Barbeiro para o Jornal da Recordnews no dia 18 de maio de 2019 sobre o tema: É possível viajar com os animais de estimação em viagens de avião.
A Médica Veterinária, mestre em Ciência Animal e fundadora da PETFriendly Turismo, Dra Juliana Stephani tirou dúvidas e conversou sobre as regras de cada empresa de transporte aereo nestes casos.
Explicando que para viajar com animais de estimação necessita muito planejamento, tempo, paciência e cuidado. As viagens são possíveis de serem realizadas e os tutores estão aderindo esta moda. Hoje em dia em aeroportos é extremamente comum encontrar cachorrinhos e gatinhos viajando pelo mundo.
Legislação brasileira para viajar com animais de estimação
Existe uma legislação brasileira sobre viagem com animais no avião? Ela funciona?
Infelizmente não temos uma regulamentação específica para o transporte de animais de estimação no Brasil. Devido a isso, as companhias de transporte, tanto terrestre quanto aéreo, colcoam as regras que querem e não existe uma padrnização.
Como levar o pet: na cabine ou no porão?
Na realidade existem as duas possibilidades. O que vai determinar é a característica individuald e cada animal, como tamanho, raça e peso. Outra opção também é enviar o animal como carga viva. Esse é a forma para os animais de estimação viajarem sem o acompanhamento do tutor durante o trajeto.
Cães guias e animais de asistência emocional.
Os animais dessas duas categorias são conhecidos como animais de serviço. No caso do cão guia, ele é treinado para realizar tarefas específicas para ajudar o seu tutor. Este animal deve passa rpor um treinamento específico, em escolas reconhecidas mundialmente. normalmente o cão demora 2 anos para terminar sua formação.
Os animais de assistência emocional são aqueles que são parte de um tratamento psicológico ou psiquiátrico do tutor. Ele não precisa realizar nenhuma tarefa obrigatória, porém ele traz conforto mental e qualidade de vida ao ser humano.
You must be logged in to post a comment.